...editora fenda... fenda edições, 30 anos no arame

Henri Michaux ~ As Minhas Propriedades


tradução de José Carlos González
colecção Fenda Luminosa 17
colecção dirigida por Vasco Santos
capa de João Bicker
Fenda 1999
[1000 exemplares]
.
A simplicidade
.
O que sobretudo faltou à minha vida, até agora, foi a simplicidade. Começo a mudar, a pouco e pouco.
Agora, por exemplo, saio sempre de casa com a minha cama, e quando uma mulher me agrada, pego-lhe e vou para a cama com ela de seguida.
Se tem orelhas feias e grandes, ou então o nariz, tiro-lhos com a roupa e meto-os debaixo da cama; depois ela encontra-os ao sair. Só fico com o que me agrada.
Se eu vir que ela fica melhor com outra roupa interior, mudo-a logo. Será o presente que lhe ofereço. Se, no entanto, vejo outra mulher mais interessante a passar, peço desculpa à primeira e faço-a desaparecer imediatamente.
Pessoas que me conhecem acham que eu não sou capaz de fazer o que aqui deixo escrito, que não tenho suficiente temperamento. Eu também pensava assim, mas isso era por causa de não fazer tudo tal como me agradava.
Agora, passo sempre umas tardes agradáveis. De manhã, trabalho.