...editora fenda... fenda edições, 30 anos no arame

Luís Sousa Ribeiro ~ Antigos e novos ensaios de gnosiologia predatória


capa de João Bicker
colecção O vermelho e o negro 4
Fenda 1994
[1000 ex]

Dentro de mim existe um espaço; não só entre mim e mim mas também no interior de cada mim.
Nele movem-se pessoas; não se movem apenas, pois cada uma tem o seu trabalho, família e interesses. Há-as bastantes quase como pessoas, mas muitíssimas mais existem como esboços de pessoas; quero dizer como retratos apressados ou como minuciosos estudos anatómicos.
O que é curioso neste lugar é que não só as pessoas-quase-pessoas e os esboços-de-pessoas são dotados de raciocínio, desejo e intenção como ainda o são quaisquer elementos dos seus corpos - ouvido, pé, olho, etc. - uma vez isolados.
Devo mesmo acrescentar, vencendo a minha estupefação, de que as mesmas características humanas residem e se manifestam em qualquer outro dos objectos deste espaço - copos, cadeiras, casas, etc. - de que estas gentes se sirvam no seu dia-a-dia.