...editora fenda... fenda edições, 30 anos no arame

Miguel Serras Pereira ~ Corça


capa de Fernando Zeferino Ferreira
colecção As Lágrimas de Eros 6
Fenda 1982
[500 exemplares]
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Este Poema Chama-se Uma Casa
.............................................................para o Joaquim Oliveira Caetano
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Este poema escrevo-o para ter tempo de habitar uma casa
moldar algum barro tocar algumas palavras
Este poema chama-se uma casa
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Tem uma porta grossa para transpor devagar
uma cama antiquíssima e uma hora de calma
algum calor no ar
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Este poema escrevo-o para erguer quatro muros espessos
é uma casa com uma mesa imensa e um pão quente
e o tempo de me habituar
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Este poema chama-se mágoa e mágoa e nos seus lábios
eu chamo-me as palavras que te chamam e nos chamam
os muros de uma casa a respirar

Carlos Vidal ~ Definição de arte política


design de João Bicker
colecção fósforo 7
Fenda 1997
[1000 exemplares]
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No ocidente , a arte é jogada de acordo com as necessidades de um mercado autónomo e para um mercado global sob a forma de indústrias culturais. O rosto da globalização é a industrialização do pensamento e não a sua emancipação. Noutros momentos, dependendo de ciclos políticos e económicos, a produção artística é um fardo enviado para a salvação subsidiária, porque não compensadora economica e/ou eleitoralmente.
Facto assimilado e para ser visto à luz da relação entre estes estados (estalinista, mussoliniano, hitleriano, maoista) e a sociedade na sua globalidade. Registe-se que a intervenção destes aparelhos centralizados, além de monopolizadora da vida artística, foi sempre proporcional à sua intervenção dirigista das actividades económicas, que beneficiaram sistematicamente uma classe política legitimada pela lei e pela ideologia, lei que não reconheceu nem aceitou nenhuma forma de liberdade individual exterior à hierarquia.

Carlos Couto Sequeira Costa ~ Notebooks


design de João Bicker
Fenda 1997
[300 exemplares]
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o poema : uma língua rasgada/ de
rasgões-ruídos
trinquei a língua, ficou pendurada,
teria uns onze ou doze
anos mal
ditos
fiquei depois sem som
sem depois nem dom
_____e o rasgão
não sarou

Henry Miller ~ Viragem aos oitenta


tradução de Sofia Castro Rodrigues
desenhos de Bob Nash
desenho gráfico de Mário Feliciano
colecção Fenda Luminosa 4
colecção dirigida por Vasco Santos
Fenda 1999
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Talvez o mais reconfortante no envelhecimento seja a crescente capacidade de não levar as coisas a sério. Uma das grandes diferenças entre um sábio genuíno e um padre é a alegria. Quando o sábio ri, trata-se de um riso que vem da barriga, quando o padre ri, o que aliás acontece muito raramente, fá-lo com o lado errado da cara. O homem verdadeiramente sábio - mesmo o santo! - não se preocupa com a moral. Está acima e para além de tais considerações. É um espírito livre.
Com o avançar dos anos, os meus ideais - que normalmente nego ter - alteraram-se definitivamente. O meu ideal é ser livre de ideais, livre de princípios, livre de doutrinas e ideologias.

Leonel Moura ~ Os homens lixo


capa de Leonel Moura
concepção gráfica de João Bicker
colecção Fósforo 3
Fenda 1996
[1200 exemplares]
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Ouve-se hoje com frequência, em declarações de índole diversa, falar de legalidade como princípio geral de conduta. Numa adopção da própria letra da lei como baliza dos comportamentos. Assim, certos actos objectivamente imorais justificam-se por não haver nada na lei que os condene.
Ora a ética não se define através de textos, regras ou modelos, mas pela natureza mesma dos relacionamentos humanos no seu espaço comum.
Perderam-se assim certas noções essenciais de comportamento, como sejam a honestidade, a dignidade e a verdade. Quando a condução dos negócios, privados e públicos, o exigem, poderá adoptar-se em "consciência" e sem qualquer pudôr, a desonestidade, a indignidade e a falsidade, desde, claro está, que na letra da lei nada conste que o impeça.
A noção contemporânea de homem de bem, significa não um homem com um elevado sentido de comportamento ético, mas aquele que mediante todos os expedientes, dos mais triviais aos mais indecentes, se vai conquistando uma reputação. Até porque perante a actual configuração do sucesso, mundano, profissional ou político, poucos escapam a uma multiplicidade de actos desonestos, enganadores e aviltantes.

Da miséria no meio estudantil


Da miséria no meio estudantil
considerada nos seus aspectos
económico, político, sexual
& especialmente intelectual
& de alguns meios para a prevenir
por membros da Internacional Situacionista
& estudantes da cidade de Estrasburgo
selecção de textos
e tradução de Júlio Henriques
Fenda 1983
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Considerada em si mesma, a «juventude» constitui um mito publicitário já profundamente ligado ao modo de produção capitalista, como expressão do seu dinamismo. Esta ilusória primazia da juventude tornou-se possível com a nova arrancada da economia, após a Segunda Guerra Mundial, na sequência da introdução maciça no mercado de toda uma categoria de consumidores mais maleáveis, papel este que assegura um diploma de integração na sociedade do espectáculo. Mas a explicação dominante do mundo encontra-se de novo em contradição com a realidade socio-económica (porque atrasada em relação a esta), e é justamente a juventude que começa por afirmar um irresistível furor de viver, insurgindo-se espontaneamente contra a chatice quotidiana e o tempo morto que o velho mundo continua a segregar através das suas diferentes modernizações. A fracção revoltada da juventude exprime a pura recusa, sem consciência duma perspectiva de superação; exprime a sua recusa niilista. Esta perspectiva busca-se e constitui-se por toda a parte do mundo. Do que precisa é de atingir a coerência da crítica teórica e a organização prática duma tal coerência.