...editora fenda... fenda edições, 30 anos no arame

Arquiduque Alexis Von Gribskoff ~ O Doge


(capa da 2ª ed, revista e aumentada)
desenho gráfico de Mário Feliciano
colecção Fenda Luminosa
Fenda, 1998
[1100 ex, dos quais, 200 numerados e assinados pelo autor]


Estive ao cuidado de um religioso disfarçado. Ostentava com relativa elegância um cinto com punhal; no seu chapéu li uma inscrição gótica, impensável num homem de oração e agora de aparência devassa.
Tinha mãos secas e ágeis e às vezes deixava escapar um pouco do seu segredo. Cheguei a surpreender os seus gestos sacerdotais e vi então com toda a clareza a arabesca finura da sua elevação litúrgica. Entoava o Cântico dos Cânticos e a curva do seu olhar lembrava-me a imagem do meu santo da Boémia.
Sei que passeava com uma eslava burguesa e alta, com quem discutia a origem dos morangos.
Fui com ele até muito longe. Era um dia de sol e a sua leve inscrição ocultava algo de sinistro. Disse-me afinal:
«Eu sei que não somos todos iguais».
Pegou-me na mão e continuou a caminhar. Estivemos durante muito tempo a ouvir o silêncio amigo das coisas. Passaram quatro dias.
De vez em quando dava-me morangos, que eu sabia provenientes da mulher que ele amava e de quem começava a ter saudades.
Na tarde do quarto dia o seu silêncio tomou dimensões mais estranhas e a sua figura alterou-se muitíssimo. Julguei que teria escolhido o momento para me revelar o seu segredo. Mas era ainda muito cedo.