...editora fenda... fenda edições, 30 anos no arame

Jean-Philippe Toussaint ~ O Banho


tradução de Luís Nogueira
capa de João Bicker
Fenda, 1990
[1000 ex]

9) Eu envergava roupas simples. Calças de tecido bege, camisa azul e uma gravata lisa. Os tecidos favoreciam tanto o meu corpo que quando estava completamente vestido, parecia dirme e poderosamente musculado. Estava deitado, descontraído com os olhos fechados. Pensava na dama de branco, a sobremesa, uma bola de sorvete de baunilha sobre a qual se estende uma camada de chocolate a ferver. Há semanas que reflectia sobre isso. Sob o ponto de vista científico (não sou guloso), via nessa mistura um indício de perfeição. Um Mondrian. O chocolate untuoso sobre a baunilha gelada, o quente e o frio, a consistência e a fluidez. Desiquilíbrio e rigor; exactidão. O frango, pese embora toda a ternura que lhe voto, não sofre comparação. Não. E estava já a cair no sono quando Edmondsson entrou na casa de banho, rodopiou e estendeu-me duas cartas. Uma delas vinha da Embaixada da Áustria. Abri-a com um pente. Edmondsson, que lia por detrás do meu ombro, apontou o meu nome no convite. Dado que não conhecia nem austríacos nem diplomatas, disse que provavelmente se tratava de um engano.